top of page
SESSOES2.png

As 10 sessões da série básica do Método Rolf

Primeira - trabalha uma área extensa do corpo, visando a camada mais superficial do tecido conjuntivo.

Trabalhamos toda a caixa torácica - liberando a respiração e aumentando a capacidade vital - e na pelve - começando a afetar a sua posição em direção um plano mais horizontal.

Segunda - Pés e pernas são o alvo dessa sessão.

Nesta sessão queremos que os pés amorteçam o choque do contato com o chão, possibilitando fluxo do peso do corpo pelas pernas, criando mais estabilidade e firmeza no contato com a terra.

Terceira - Ao trabalhar as linhas laterais do corpo começamos a criar a sensação de definição e separação de frente e costas.

Essa sessão integra o trabalho da primeira com a segunda, facilitando ao cliente a sensação de unidade e alongamento.

Quarta Esta sessão começa a despertar a sensação do eixo central, trabalhando a linha interna das pernas e assoalho pélvico.

É uma sessão profunda que algumas vezes desperta emoções, seja durante a própria sessão, seja nos dias subsequentes

Quinta Continuamos a trabalhar o eixo, desta vez pelo tronco do púbis até o pescoço. despertamos a consciência de musculaturas abdominais profundas e muitas vezes ignoradas.

Sexta Agora vamos trabalhar na parte de trás do corpo. Nosso objetivo último é conseguir um sacro que se movimente com a respiração. Um sacro que respire.

No final dessa sessão, queremos uma pelve que se movimenta no andar. Uma pelve integrada com as pernas e com o tronco.

Sétima - É o momento de cuidarmos do último segmento que ainda não foi exaustivamente trabalhado, a cabeça. Queremos ver a cabeça equilibrada no topo do corpo, livre para se movimentar, sem esforço, sem tensões desnecessárias.

Oitava, Nona e Décima  As três últimas sessões da série têm como principal objetivo a Integração. Neste momento, todos os segmentos do corpo já foram abordados detalhadamente e muitas mudanças já ocorreram.

Daqui para frente, nossa preocupação maior é fazer com que as duas cinturas – pélvica e escapular – passem a funcionar conectadas com o centro do corpo.

Cada movimento dos braços ou das pernas deve partir do centro.

A oitava e a nona sessões cuidarão cada uma da metade inferior e superior do corpo.

Ainda pensando em integração, vamos procurar aqueles lugares que, se trabalhados agora, propiciarão maiores mudanças e desenvolvimento nos meses subsequentes.

A busca é sempre auxiliar o cliente a encontrar a linha no campo da gravidade, educando-o para usufruir, na sua vida diária, dos benefícios ganhos com o processo.

Terminada a décima sessão, completamos essa fase do processo. Usamos o conceito de processo para nos referir a uma experiência contínua que não se limita ao momento em que ocorre, mas desencadeia novos acontecimentos, mudando, assim, o rumo da nossa vida.

Minha Abordgem

E depois das 10 sessões, acabou?

A décima sessão não encerra a sua relação com a Integração Estrutural do Método Rolf pois um processo de evolução nunca tem fim. É processo.

Vamos pensar nesse processo de 10 sessões como se fossem 12 passos?

Ao passar pelos primeiros 10 passos (a série básica de 10 sessões), você atingiu um determinado estágio de integração e verticalidade. Nos meses seguintes, mudanças continuarão acontecendo em direção a uma maior organização. a sua vivência e o uso que você faz de tudo o que conquistou e aprendeu é agora tão importante quanto o foram as dez sessões.

Na 11ª parte do processo você vive seu cotidiano com mais consciência de si, o trabalho vai assentando aos poucos.

A 12ª parte é quando você percebe que o trabalho assentou e começou a cristalizar num novo padrão. É o momento que você pode ter vontade de voltar para mais algumas sessões de integração.

Seu corpo pode pedir novas sessões para se sentir mais confortável, para aliviar algum incômodo dolorido ou, simplesmente, por saudade!

Permita-se sentir, conecte-se com você, seu corpo sabe quando voltar.

bottom of page